Estão cada vez mais comuns as fraudes e os golpes bancários. Diante de um cenário como esse é muito importante que você saiba o que fazer para cancelar um empréstimo consignado não solicitado. Preparamos um material completo sobre o tema!
O empréstimo consignado surge como uma potencial alternativa para servidores públicos, aposentados e pensionistas em geral obterem crédito com taxas mais atrativas, já que os descontos são feitos diretamente na folha de pagamento.
A instituição financeira tem pleno conhecimento acerca da renda mensal do contratante, bem como da margem consignável disponível para anotar novos empréstimos. Essa certeza faz com os juros sejam consideravelmente menores!
Mas é preciso ter muito cuidado com esse tipo de crédito! Hoje em dia é muito fácil fazer uma “falsa contratação” que será registrada diretamente no INSS ou junto ao empregador do servidor público. Tudo é feito de forma eletrônica facilitando todo o procedimento.
Recebemos chamados diários de pessoas desesperadas com essa situação: “doutor eu não solicitei esse empréstimo e não assinei nada para autorizá-lo, o que fazer”?
Esses golpes que vêm tomando uma proporção gigantesca acabam gerando um empréstimo consignado não solicitado pelo consumidor, seja por fraude realizada por golpistas e supostos representantes bancários ou seja pelos próprios funcionários dos bancos, pressionados para baterem metas todos os meses!
Em alguns casos o consumidor só vai tomar ciência acerca dos empréstimos indevidos quando começar a ver o seu tão suado salário sofrer altíssimos descontos mensais.
Em outros casos, é possível que haja um contato de supostos representantes dos bancos que possuem todos os seus dados e, assim, conseguem lhe convencer a fornecer documentos pessoais.
Se você quiser saber mais sobre os tipos de golpes de consignado mais comuns clique aqui. Mas saiba, desde já, que em todos os casos o banco responde pelos eventuais prejuízos decorrentes da fraude, já que deve criar mecanismos de proteção para evitar que isso ocorra.
Saiba como se prevenir ou, caso já tenha sido vítima, como cancelar o empréstimo consignado indevido!
Agora que você já está mais familiarizado com os tipos de golpes de empréstimo consignado mais comuns, basta entender como se prevenir para evitar que eles ocorram.
Mas é preciso dizer: infelizmente em alguns casos fica muito difícil evitar, já que eles ocorrem por motivos alheios ao consumidor e que deveriam ser observados pelo banco.
Algumas práticas, no entanto, são fundamentais para evitar ao máximo que os golpes ocorram:
- Nunca compartilhe dados pessoais ou documentos relacionados às suas contas a terceiros ou poste na internet;
- Sempre desconfie de contatos diretos de supostos representantes do banco que contêm os seus dados, busque confirmar a veracidade das informações pelos canais oficiais da instituição financeira;
- Esteja sempre atento ao extrato do seu benefício ou à sua folha de pagamento e, caso não reconheça algum débito que esteja constando ali, procure ajuda especializada imediatamente!
Agora, caso você já tenha sido vítima de um empréstimo consignado indevido, fique tranquilo! Existe solução! A culpa não foi sua! Mas é preciso agir rápido!
O primeiro passo de todos é registrar um Boletim de Ocorrência (polícia, INSS e/ou junto ao próprio banco) e, caso tenha recebido em sua conta algum valor referente a esse empréstimo não deposite a contas de pessoas físicas ou pague boletos duvidosos e busque devolver ao banco imediatamente ou deixá-lo intacto, sem uso.
Além disso você pode solicitar junto ao INSS, por exemplo, um bloqueio para impedir a contratação de novos empréstimos consignados, evitando novas fraudes. É muito comum que após a primeira contratação, entrem várias outras diretamente na fonte.
Por fim, na posse de toda a documentação que possuir para comprovar o ocorrido, procure imediatamente a ajuda de um advogado especialista em empréstimo consignado indevido!
O caso é tão grave que montamos aqui no escritório uma força-tarefa especializada neste tipo de demanda e estamos atuando em todos o Brasil na defesa dos consumidores em casos semelhantes.
A boa notícia é que é possível obter excelentes resultados em uma ação judicial destinada ao cancelamento imediato do empréstimo indevido e devolução em dobro de todos os valores que eventualmente já tenham sido descontados!
Através de um pedido liminar é possível garantir a imediata suspensão de todo e qualquer desconto realizado, não sendo necessário aguardar a boa vontade do banco! Além disso, em alguns casos a financeira pode ser condenada à indenização por danos morais!
Caso você tenha notado algo suspeito em seus extratos ou suspeite ter sido vítima de fraude de empréstimo consignado, não deixe que o banco fique com seu patrimônio!
Você perderá seu dinheiro caso não procure imediatamente uma solução! Somos um escritório de advocacia especializado em empréstimo consignado e referência nacional nessa área de atuação, contando com avaliação 5 estrelas no Google!